Quem somos

 

Quem Somos 

É hora de conversarmos sobre os bastidores da moda. 

Toda roupa ou calçado passa por um longo trajeto até chegar a nós, num processo que envolve pessoas, recursos, tempo e dedicação. Enxergar por detrás de uma peça é reconhecer as pessoas e as etapas envolvidas na produção dela. O ModaComVerso começa por esse diálogo sobre o que acontece no verso das nossas roupas. 

Somos um movimento liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que atua na promoção da moda socialmente responsável no Brasil,  a partir do estímulo a uma cadeia produtiva ética e humana. 

Reunimos varejistas, fornecedores e parceiros comprometidos com o combate ao trabalho análogo ao escravo e  infantil, além da redução da informalidade do setor.

Para concretizar tais objetivos, a conscientização da sociedade sobre   causa se faz imprescindível como parte da transformação.

 

Como funciona o movimento? 

O ModacomVerso busca dar visibilidade para quem de fato está fazendo a diferença no setor, oferecendo condições éticas e humanas a toda a cadeia.  

Todo varejista participante do movimento assume o compromisso de auditar e monitorar 100% de sua cadeia produtiva e somente adquirir produtos das empresas aprovadas nas auditorias, por meio do Programa Abvtex. 

Os fornecedores participantes do movimento são empresas que fazem parte do Programa Abvtex e se comprometem a serem auditados periodicamente.

As organizações da sociedade civil envolvidas nos apoiam na disseminação do movimento e na produção de conhecimento sobre as causas envolvidas.   

Junte-se a nós! Frente e verso, por uma moda mais consciente.  

Sobre o Programa Abvtex

Com mais de 3.715 mil empresas fornecedoras aprovadas, o Programa Abvtex já fez mais de 46 mil auditorias em 635 municípios, 17 estados. Os trabalhadores beneficiados representam mais de 60% das 540 mil pessoas ocupadas hoje na indústria de confecção de roupas. A iniciativa também foi premiada recentemente com a conquista do Selo de Direitos Humanos e Diversidade (2019 – 2020), atribuído pela Prefeitura de São Paulo. Além do primeiro lugar no Prêmio de Direitos Humanos (2018), concedido pelo Governo Federal. Uma das metas do programa é ampliar a inclusão de empresas na atuação ética e responsável.  Clique aqui no checklist para saber quais os principais requisitos avaliados pelo Programa. Conheça aqui o regulamento

Clique aqui e conheça o Programa ABVTEX.

Membros do movimento

Varejistas:
BO.BÔ
C&A
Calvin Klein
Carrefour
Dafiti Group
Dudalina
Individual
John John
Le Lis Blanc
Loungerie
Marisa
Pernambucanas
Renner
Restoque SA
Riachuelo
Rosa Chá
YouCom
Fornecedores:

Clique aqui para visualizar.
Apoiadores:
Abit Têxtil e Confecção
Akatu
Aliança Empreendedora
Capitalismo Consciente Brasil
Colabora Moda Sustentável
Denim City SP
Fashion Revolution
Instituto Ethos
InPACTO
Instituto Locomotiva
Instituto Rio Moda
Instituto Trabalho DECENTE
Repórter Brasil
Rio Ethical Fashion
SEBRAE