Pesquisa
Com o objetivo de analisar as percepções e hábitos sobre moda sustentável e avaliar o conhecimento do ModaComVerso junto a consumidores de varejo, realizamos a pesquisa “Percepções sobre a moda sustentável”. Desenvolvida pelo Instituto Locomotiva e a consultoria CAUSE, responsáveis por capturar e organizar os dados a pedido do movimento.
A ideia é captar as percepções do consumidor anualmente para entender como o tema tem avançado.
Seguem os principais destaques:
- Consumidores do varejo têxtil valorizam ações socioambientais e consideram importante que as empresas do setor promovam iniciativas.
- Combate ao racismo ganha importância nos últimos 3 anos e é a causa que deveria ser mais relevante para as empresas defenderem, seguido do combate ao trabalho forçado.
- 85% dos compradores da categoria dão preferência aos produtos de empresas que apoiam causas ambientais e/ou sociais.
- 3 em cada 4 pessoas dizem estar dispostas a pagar um pouco mais por produtos de empresas comprometidas com causas sociais e ambientais.
- Mais do que a valorização dessas empresas comprometidas, há um alto risco para as que não apoiam causas socioambientais. 8 em cada 10 compradores da categoria deixariam de comprar produtos de marcas que gostam se descobrissem que estão envolvidas em escândalos.
- 3 em cada 10 pessoas afirmam já terem deixado de comprar roupas de uma empresa envolvida em denúncias e acusações sobre práticas prejudiciais ao meio ambiente ou às causas sociais.
- A avaliação do movimento ModaComVerso é bastante positiva, apesar do desafio de torná-lo mais conhecido.
- 9 em cada 10 dariam preferência ou passariam a comprar apenas roupas com selo que indicasse que elas foram produzidas sem mão de obra escrava.